AMAK

Associação Madeirense Automobilismo e Karting

Madeirenses no pódio na Rotax Cup 2024

Os pilotos madeirenses que disputaram este fim-de-semana a Rotax Cup no Kartódromo Internacional de Braga (KIB), inseridos nas categorias Micro Academy, Mini Max, Sénior Max, Sénior Max Master, DD2 e DD2 Master Plus, tiveram uma excelente prestação, conseguindo várias posições de pódio.

Para os petizes da Micro Academy, a categoria de iniciação nesta Rotax Cup, no Campeonato de Portugal Rotax e no Troféu de Karting da Madeira, não foi um fim de semana fácil, pois as condições meteorológicas não foram as mais fáceis, mas foram importantes para a sua evolução como pilotos, afinal, a principal razão para esta participação fora de portas. João Félix foi o melhor classificado entre os madeirenses na 4ª posição, seguido de Thiago Carvalhais na 6ª posição e Bernardo Sequeira na 7ª posição.

Já na Mini Max, cujas corridas se disputam em simultâneo com a Micro Max, na sua estreia neste kartódromo, Afonso Pires não foi muito feliz na pré-final, pois devido a um toque ficou fora de pista. Mas na final, arrancando da 15ª e última posição, recuperou com enorme resiliência oito lugares, para terminar no 6ª lugar da geral e no 3º e último degrau do pódio da sua categoria.

Na Sénior Max, categoria que corre em conjunto com a Sénior Max Master, João Dinis teve algumas dificuldades iniciais para chegarem ao melhor setup, que o levaram a arrancar da 7ª posição na final. Felizmente conseguiu fazer um excelente arranque, saltando logo na segunda curva para 2º lugar e não fora a roda de Filipe Rodrigues, o vencedor da Taça da Madeira nesta categoria ter saltado e João Dinis ter de efetuar manobras para evitar que o pneu lhe acertasse, levando-o baixar para a 3ª posição, poderia ter disputado a vitória. No entanto consegui segurar a posição e o 3º lugar do pódio. Sofia Correia, num regresso ao KIB 17 anos depois da sua estreia e num regresso também que se saúda às provas no continente, conseguiu uma muito positiva 9ª posição à geral e uma excelente vitória na categoria Sénior Max Master.

Já na DD2, João Dinis teve um domínio avassalador, saltando da 2ª posição para a liderança na primeira curva e dominando a seu bel-prazer a corrida. Terminando com mais de 14 segundos de vantagem sobre o Campeão Nacional em título desta categoria, Gonçalo Coutinho, que foi 2º. Na 4ª posição da geral e provavelmente naquela que foi a sua melhor corrida dos últimos tempos ficou João Dias, que ficou a escassos 5,8 segundos do pódio geral, mas venceu categoricamente a sua categoria DD2 Master Plus.

Um fim de semana claramente positivo para os pilotos da Associação de Karting da Madeira!

João Félix: “Foi uma prova dura com muita chuva e até granizo, mas consegui manter um ritmo bom e rodar sempre nos 3 primeiros em treinos livres e Cronometrados. Na pré final fiz meia corrida em segundo posição e infelizmente fui ultrapassado e acabamos em 4º, a mesmo posição da final. Não era o resultado que esperava, mas fiquei feliz na mesma e foi bom estar numa pista diferente e com pilotos mais experientes e aprender”

Thiago Carvalhais: “Primeira experiência no Campeonato Nacional feita em constantes desafios técnicos e principalmente muita chuva e frio. Mas sem dúvida um desafio que proporcionou a toda a equipe e principalmente a mim uma vontade ainda maior de voltar e continuar em foco para atingir o meu objetivo.”

Bernardo Sequeira: “Mais uma experiência enriquecedora, cheia de desafios e aventuras! Uma vez mais uma prova feita à chuva, com muito frio e vento à mistura, mas regresso com mais confiança, conhecimento e vontade de melhorar para poder alcançar os nossos objetivos.”

Afonso Pires: “Penso que o resultado final foi brilhante, pois alcancei o pódio na classe Mini Max, com chuva constante e até um pouco de granizo. A acrescentar a isso o muito pouco conhecimento de pista e após apenas 12 sessões de 10 minutos para conhecer a pista em 2 dias. Na pré final levei um toque e fiquei fora de prova. Arranquei para a final do 15º e último lugar, mas consegui uma grande recuperação até o pódio.”

João Dinis: “Foi bastante positiva a nossa prestação na Rotax Cup 2024, principalmente na DD2 onde ganhamos à geral de forma autoritária com amplo distanciamento para a concorrência. Na Sénior Max, onde havia muito mais concorrência tivemos muita dificuldade na adaptação às diferentes condições da pista pela imprevisibilidade meteorológica constante, mas mesmo assim terminamos no pódio, num meritório 3º lugar. Fisicamente foi muito exigente por fazer 2 categorias nestas condições.”

Sofia Correira: “O resultado final acabou por ser melhor do que esperava. As expectativas eram baixas, devido às condições meteorológicas. Competir em chuva é das maiores dificuldades que tenho, mas encarei esta prova como uma oportunidade de voltar a competir fora da Madeira, sair da minha zona de conforto, com uma marca de chassis diferente, numa pista diferente, na categoria mais difícil e competitiva a nível Nacional! Foi um fim de semana de muita aprendizagem e evolução, o que me deixou muito satisfeita.”

João Dias: “Estou extremamente feliz com os resultados que consegui alcançar este fim de semana em Braga, quer pela 4ª posição à geral, quer pela vitória na DD2 Master Plus. Felizmente consegui me adaptar e adaptar o kart às condições meteorológicas que se nos apresentaram.”

Texto: Press-Release AKM